
Minhas senhoras e meus senhores
Bom dia…
Antes de mais, muito obrigado pela vossa presença!
Há decisões na vida de uma pessoa que ultrapassam a esfera do seu universo privado. Há opções na vida de um cidadão que nascem de um desafio lançado pela Comunidade, e se tornam num desígnio colectivo que a todos diz respeito.
É com esta convicção que anuncio a todos os munícipes de Ponte da Barca a minha decisão de aceitar o honroso convite do PSD para liderar a candidatura social-democrata à Câmara Municipal, nas próximas eleições autárquicas.
Aceitei o convite, porque não posso ficar indiferente aos inúmeros incentivos e apoios que, de dia para dia, me chegam dos mais variados sectores e quadrantes político-partidários.
Aceitei o convite, porque não posso alhear-me da responsabilidade cívica de participar activamente na construção do presente e do futuro da minha terra que se encontram, neste momento, seriamente comprometidos!
Aceitei o convite, porque sinto e partilho com milhares de cidadãos do meu Concelho a necessidade urgente de devolver um Novo Rumo à nossa terra, tal a desorientação com que está a ser conduzida nos últimos quatro anos.
Como cidadão defensor intransigente de uma sã convivência democrática, não posso ficar indiferente ao clima de medo e ao ambiente de perseguição e de represálias que espalharam na minha terra, na nossa terra. A Barca reclama um Novo Rumo. Com respeito, com democracia, com tolerância. Um Novo Rumo em que as diferentes opiniões sejam vistas como uma riqueza, porque todos somos necessários para garantir um presente melhor…
Como cidadão responsável e empenhado, não posso pactuar com uma série de opções estratégicas erradas, que prejudicaram seriamente o Concelho. Estou a pensar, por exemplo, na forma ruinosa como a actual maioria socialista deitou pela água a baixo a construção do Parque Empresarial de S. João/Salvador, na forma irresponsável como encarou a construção da Porta do Parque, na forma leviana como propagandeou o Complexo Desportivo ou a estrada de Nogueira, na forma desastrosa como conduziu o dossier do Quartel dos Bombeiros. Mais uma vez, a Barca precisa de um Novo Rumo. Com visão estratégica. Com sentido de responsabilidade!
Como cidadão humanista e solidário, vivo incomodado com as assimetrias e desigualdades que estão a ser geradas entre várias zonas do Concelho. Vivo indignado com a forma como estão a ser tratadas muitas das 25 Juntas de Freguesia. Também aqui, é necessário um Novo Rumo p’rá Barca. Um rumo que olhe o Concelho como um todo, numa perspectiva harmoniosa, solidária e sustentada, promovendo o desenvolvimento de todas as freguesias e contribuindo para a fixação das pessoas na terra que as viu nascer…
Como cidadão sério e rigoroso que conhece o valor de um cêntimo, acompanho com enorme preocupação o despesismo e o descalabro orçamental que caracterizam a actual gestão camarária. Ao contrário dos anteriores executivos social-democratas que sempre privilegiaram o investimento, a actual maioria aposta é nas despesas correntes que, de ano para ano, crescem de uma forma imparável. E os investimentos previstos acabam por registar taxas de execução vergonhosas, como aconteceu, por exemplo, no exercício de 2008, em que apenas se cumpriu 32% do que estava previsto em investimento. E o que dizer do recurso permanente ao crédito? Como é possível que a actual maioria já seja responsável pela utilização de cerca de 60% da dívida do Município à banca?
Minhas senhoras e meus senhores!
Cidadãos do meu Concelho!
Sei do que falo. Sinto o que digo… A Barca precisa de um Novo Rumo! Com trabalho, com planeamento, com visão estratégica, com seriedade, com rigor. A Barca precisa de um Novo Rumo, em que haja espaço para todas e para cada uma das pessoas deste Concelho.
Tenho consciência da responsabilidade do compromisso que assumi com o Partido Social Democrata e com o Concelho de Ponte da Barca.
Mas também tenho consciência da enorme riqueza do património do PSD nesta terra. Orgulho-me de ter integrado um Executivo do PSD e de, ao longo de quatro anos, ter adquirido um saber de experiência feito que em muito valorizou a minha formação académica.
Com o apoio do PSD. Com o apoio e confiança das pessoas da minha terra, com quem convivo e partilho alegrias, preocupações e anseios, estou determinado a liderar um projecto de mudança. Estou determinado a dar um Novo Rumo à Barca.
O nosso Concelho e as nossas gentes merecem…
Muito obrigado!
Ponte da Barca, 25 de Maio de 2009.
Augusto Manuel dos Reis Marinho